quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dislexia


Pistas para identificar dislexia

Sally Shaywitz Overrcoming Dyslexia. Tradução Luisa Mota

 


Primeiros anos

Atraso na linguagem, comparando com as outras áreas de desenvolvimento


Anos pré-escolares:

 Dificuldade em aprender canções, rimas e lenga-lengas;
 Falha na apreciação de rimas;
 Dificuldade em pronunciar as palavras, persistência da fala à bebé;
 Dificuldade em aprender e lembrar nomes das letras;
 Não saber bem as letras do seu próprio nome;
 Dificuldade em lembrar nomes próprios.


Pré primário e primeiro ano:

 Falha em perceber que as palavras se podem separar;
 Falha em perceber que as palavras se podem segmentar em sons:
 Dificuldade em ligar as letras a sons (por ex. a letra b ao som b);
 Erros de leitura que revelam não ter ligação aos sons das letras;
 Dificuldade ou incapacidade de ler palavras comuns de uma sílaba;
 Queixas de que ler é muito difícil, foge quando é altura de ler;
 História de problemas de leitura em familiares:

Áreas fortes:

 Curiosidade;
 Muita imaginação;
 Apanha as coisas facilmente;
 Adere facilmente a novas propostas;
 Boa compreensão de novos conceitos;
 Maturidade;
 Vocabulário extenso para grupo etário;
 Gosto por resolver puzzles;
 Facilidade em construir modelos;
 Boa compreensão de histórias lidas.


A partir do 2º ano

Problemas na fala

 Má pronúncia de palavras longas e pouco familiares (omitir partes ou confundir a ordem);
 Fala pouco fluente, com pausas e hesitações, com “hums...” enquanto fala;
 Uso de linguagem imprecisa, referências vagas a “coisas” em vez o nome do objecto;
 Não conseguir encontrar o nome exacto do objecto e confundir com palavras que têm um som parecido;
 Precisa de tempo para dar uma resposta, não é de resposta rápida
 Dificuldade em lembrar informações e factos (por exemplo nº de telefone, nomes, datas);

Problemas na leitura

 Progresso muito lento;
 Falta de estratégia para aprender novas palavras;
 Dificuldade em ler palavras desconhecidas, adivinha a palavra, falha em soletrar de forma sistemática;
 Dificuldade em ler as palavras pequenas de ligação (por, de, ...)
 Atrapalha-se a ler palavras multisilábicas;
 Omite partes de palavras ao ler, como se a palavra tivesse um buraco no meio;
 Medo de ler em voz alta; evita ler em voz alta;
 Substituições, omissões, má pronúncia;
 A leitura é entrecortada e esforçada, não é fluente ou suave;
 Tem falta de entoação;
 Apoia-se no contexto para descodificar as palavras;
 Lê melhor as palavras em contexto do que isoladas;
 Rendimento muito mau em testes de escolha múltipla;
 Não consegue acabar os testes dentro do tempo;
 Substituição de palavras por outras com o mesmo significado (carro, automóvel)
 Péssima ortografia;
 Dificuldade em ler os problemas de matemática;
 Leitura muito lenta e cansativa;
 Os trabalhos de cãs nunca mais acabam, pede ajuda aos pais para lhe lerem;
 Má caligrafia;
 Muita dificuldade em aprender língua estrangeiras;
 Evita a leitura lúdica;
 A precisão de leitura vai melhorando mas continua a faltar fluência;
 Baixa auto estima, com um sofrimento que nem sempre é visível para os outros.

Áreas fortes:

 Excelentes capacidades cognitivas, conceptualização raciocínio, imaginação, abstracção;
 Aprendizagem é atingida mais pela compreensão do que pela memorização;
 Capacidade para apanhar as ideias principais;
 Boa capacidade de compreensão do material que lhe é lido;
 Habilidade para ler coisas dentro de uma área de interesses, em que fez uma sobreaprendizagem dos termos;
 Excelente compreensão de vocabulário, pode ter um vocabulário sofisticado;
 Muito bom em áreas que não dependam da leitura como matemática, computadores, artes visuais, ou em áreas mais conceptuais como filosofia, biologia, estudos sociais ou escrita criativa.

Jovens adultos e adultos

Problemas na fala

 Persistência dos problemas anteriores na linguagem oral;
 Má pronúncia de nomes de pessoas e lugares; tropeçar em partes de palavras;
 Dificuldade em lembrar nomes de pessoas e lugares e confusão entre nomes com som parecido;
 Dificuldade em evocar palavras, parece que estão “debaixo da língua”;
 Falta de expressividade na fala, em particular quando é o centro das atenções;
 Vocabulário compreensivo mais vasto que o expressivo, evitar usar palavras que podem ser mal pronunciadas;

Problemas na leitura

 História de dificuldades de leitura e escrita na infância;
 A leitura vai-se tornando mais precisa mas continua a envolver esforço;
 Falta de fluência;
 Embaraço na leitura oral, evitar participar em actividades que exijam leitura oral
 Dificuldade em ler e pronunciar palavras pouco comuns ou estranhas;
 Persistência de dificuldades de leitura;
 Grande cansaço com a leitura;
 Leitura lenta na maioria dos materiais: livros, revistas, legendas;
 Dificuldade em testes de escolha múltipla;
 Muito tempo gasto para ler materiais relacionados com a escola ou trabalho;
 Prefere livros com figuras, gráficos ou esquemas;
 Prefere livros com pouco texto em cada página;
 Pouca tendência para ler por prazer;
 A ortografia continua desastrosa e preferência por escrever palavras mais simples;

Áreas fortes:

 Mantém as áreas fortes sinalizadas em anos anteriores;
 Grande capacidade de aprendizagem;
 Melhoria significativa quando tem mais tempo em testes de escolha múltipla;
 Pode ser muito competente em áreas muito especializadas;
 Pode ser muito bom em escrita se for o conteúdo o importante e não a ortografia;
 Boa capacidade de expressão de ideias e de sentimentos;
 Excelente capacidade de empatia e relacionamento caloroso com os outros;
 Sucesso em áreas que não dependam da memorização de factos;
 Talento para a conceptualização e capacidade para encontrar perspectivas originais;
 Notável capacidade de adaptação a situações novas.




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